O novo Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) tem por objetivo integrar a sociedade na elaboração das ferramentas estratégicas de gestão governamental e orçamentária. Com esse propósito, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizou mais quatro audiências públicas na quarta-feira, 7, nos municípios de Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia e Plácido de Castro.
No município de Brasiléia, o evento contou com representantes da prefeitura, da Assembleia Legislativa, sindicatos locais, sociedade civil e movimentos sociais. Eles se reuniram no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município.
O secretário de planejamento, Ricardo Brandão, compareceu a audiência onde reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento de um Acre forte e desenvolvido socioeconomicamente.
“Estamos aqui cumprindo com a determinação desta segunda gestão que é trabalhar para as pessoas. Nós, o Governo, junto aos poderes, aos municípios e a sociedade temos a clareza de que para termos um estado forte e desenvolvido precisamos ter foco e nos unir”, afirmou o titular do planejamento.
No município de Epitaciolândia, a audiência contou com forte presença da prefeitura e servidores da educação; nos municípios de Capixaba e Porto Acre, o evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e dos poderes legislativo e executivo.
Plano Plurianual
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo. Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, contemplando as despesas de capital e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada.