Era por volta das 14h10 deste domingo, dia 9, quando os Bombeiros do 5º Batalhão do Alto Acre, foi acionado sobre um caso envolvendo o sumiço de um jovem no Rio Acre, no bairro Samaúna I, local conhecida como ‘Praia do Urubu’.
Foi informado que um jovem que estava se divertindo com amigos no local, teria tentado atravessar o rio nas proximidades de uma draga, uma balsa improvisada para puxar areia do rio, em certo momento teria mergulhado e não mais voltando.
Uma equipe especializada em resgate sob a coordenação do subtenente Vivan, rapidamente se deslocou para o local e iniciaram as buscas com apoio de moradores locais.
Um perímetro de 50 metros foi estabelecido e cerca de 30 metros abaixo, foi possível localizar o corpo de João Gariel dos Santos Lopes, de apenas 19 anos, completados no dia 20 de junho passado.
O local onde estava o corpo, tem uma profundidade de quase 10 metros, sendo necessário equipamentos especiais para auxiliar no mergulho. Também foi informado que existe um grande perigo para banhistas devido o grande fosso, possivelmente criado pela draga ao retirar areia do local.
Familiares e amigos estiveram no local acompanhando as buscas, que duraram cerca de duas horas após o desaparecimento.
Nenhuma hipótese está sendo descartada no momento, que possa ter levado a morte do jovem. O corpo foi resgatado e seria levado ao Instituto Médico Legal – IML na Capital para realizar exames de praxe, afim de descobrir que pode ter causado a morte do jovem e depois liberado aos familiares. A vitima era natural de Xapuri.
Alexandre Lima O Alto Acre