Devotos de Santa Raimunda reúnem centenas de fiéis na cidade de Assis Brasil

Todo dia 15 de agosto centenas de devotos de Santa Raimunda, saem de varias cidades do Brasil, Peru e Bolívia, para visitarem a capela de Santa Raimunda, que fica em seu tumulo distante cerca de 40 Km de Assis Brasil, bem no meio da Selva Amazônica, enfrentando o frio, a escuridão da noite e a poeira para ir em romaria a pé até o seu tumulo, nesta terça feira (15/08), varias autoridades estavam presentes como: a Prefeita de Brasileia Fernanda Hassem e seu irmão o deputado Estadual Tadeu Hassem.

O grupo de pessoas se reuniram na Capelinha Centenária de Santa Raimunda, onde aconteceu uma missa campal em momentos de louvor e adoração a Santa que é muito popular na nossa região.

A vida de santidade

A história de Santa Raimunda é contada pelos habitantes da cidade de Assis Brasil, no Estado amazônico do Acre. Segundo as narrativas, Santa Raimunda era uma mulher muito caridosa e simples, que faleceu sozinha de complicações no parto, ao pé de uma grande seringueira.

Ela estava acompanhando o marido, que era seringueiro e estava trabalhando num caminho de seringas. Raimunda já estava nos últimos dias de sua gravidez, com uma enorme barriga. Por isso, em determinado momento, ela não conseguiu mais acompanhar o marido. Este, irritado e bruto, a deixou ali sozinha. Alguns relatos afirmam que ele teria, inclusive, batido nela, antes de deixá-la. Então, sozinha ali, Santa Raimunda entrou em trabalho de parto e teve complicações sérias, que a levaram à morte.

Seu marido, estranhando a demora, voltou à procura de Raimunda e encontrou-a morta, no pé de uma grande seringueira. O filho, porém, sobreviveu e foi levado pelo pai. Conta-se que o marido chamou outros homens para que ajudassem a levar o corpo de sua esposa para sepultá-la na cidade. Porém, ele teria ficado tão pesado que não conseguiram tirá-lo dali.

Por isso, ela foi sepultada ali mesmo. Testemunhas contam que, no local onde Raimunda faleceu e foi sepultada, um perfume nunca sentido na terra passou a ser sentido por todos os que chegavam ali. Assim começou a devoção a Santa Raimunda. E muitas pessoas receberam graças pedindo ajuda a ela.

FOTOS: O ALTO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezenove =