Com o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional do Sistema ARCU-SUL.
A Universidade Técnica Privada Cosmos (UNITEPC), em Cobija- Pando- Bolívia, realizou nesta quarta-feira, 25, no Auditório Raimundo Arancibia no Campus da Amizade da Universidade a Cerimônia de Acreditação do Curso de Medicina no Sistema Arco-Sur.
O Secretário Municipal de Saúde de Brasileia Francélio Barbosa representou a Prefeita Fernanda Hassem durante a solenidade ao lado dos representantes da UNITEPC, autoridades, estudantes e convidados.
O termo “acreditação” é utilizado especificamente no âmbito do MERCOSUL e diferenciado dos termos “credenciamento”, que se refere a procedimento de autorização de funcionamento de instituição de educação superior no sistema brasileiro e “reconhecimento de curso” que se refere a um procedimento legal também do sistema nacional.
Segundo o Ministério da Educação do Brasil Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL) é resultado de um Acordo entre os Ministros de Educação de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile, homologado pelo Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL através da Decisão CMC nº 17/08.
O Sistema respeita as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias, e considera em seus processos apenas cursos de graduação que tenham reconhecimento oficial em seu país e com graduados.
O Sistema ARCU-SUL oferece garantia pública, entre os países da região, do nível acadêmico e científico dos cursos.