Por Wanglézio Braga AcreNews
Foi marcado para a próxima terça-feira (07) o depoimento do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rodrigo Antonio Mendonça, na CPI das ONGS. O pedido partiu do senador do Acre, Márcio Bittar (UB), relator do colegiado.
No requerimento apresentado e aprovado na CPI das ONGS, Bittar pediu que Mendonça falasse sobre a atuação das organizações não governamentais e da sociedade civil de interesse público na Amazônia.
“Sabe-se que boa parte das ONGs e Oscips que atuam na região amazônica tem por objeto questões relacionadas ao meio ambiente. Desse modo, nos parece pertinente escutar o presidente do Ibama, órgão responsável por boa parte das ações de fiscalização e licenciamento ambiental na Amazônia, de modo a entender como se dá a atuação das entidades paraestatais na região e de que modo estas se relacionam com o poder público”, explica Márcio Bittar no requerimento.
A presença do presidente do IBAMA vai ser oportuna para averiguar e explicar denúncias promovidas por moradores da Reserva Chico Mendes, no Acre, que durante uma audiência pública realizada no mês passado em Epitaciolândia relatou abuso de poder por parte dos órgãos de fiscalização. Entre os citados pelos moradores, o próprio IBAMA.