Morre Beckenbauer, ex-jogador e técnico alemão, aos 78 anos

CNN Esportes

Franz Beckenbauer é considerado o maior nome do futebol alemão. A informação foi confirmada pela família, que disse apenas que ele morreu dormindo.

O ex-jogador e treinador de futebol alemão Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos nesta segunda-feira (8). A federação alemã do esporte confirmou a informação. Em comunicado, a família do ex-atleta disse que ele morreu quando estava dormindo e rodeado por parentes.

Beckenbauer é considerado o maior nome do futebol alemão e foi campeão mundial com a seleção alemã país em 1974. Antes disso, ele se consagrou como jogador vencedor de vários títulos durante 13 anos no Bayern de Munique.

A morte do jogador é menos de três dias após a de Zagallo, que morreu na noite de sexta-feira (5), aos 92 anos. Beckenbauer e o brasileiro eram dois dos três homens campeões mundiais como técnico e jogador – o outro é o francês Didier Deschamps.

Lenda do futebol alemão: relembre trajetória

Franz Anton Albert Beckenbauer nasceu em Munique no dia 11 de setembro de 1945, nove dias depois do fim da Segunda Guerra Mundial que pôs fim à Alemanha Nazista. Cresceu, assim, num país dividido entre os lados Ocidental e Oriental e transformou a história do futebol do país e do mundo.

Beckenbauer estreou como jogador no Bayern de Munique e se destacou na equipe como o maior camisa 5 de todos os tempos. Quando ele começou a jogar profissionalmente, em 1964, o Bayern de Munique tinha só um título alemão na década de 1930. Quando deixou o clube, em 1977, deixou um acumulado de quatro títulos alemães e três da Liga dos Campeões.

Em seguida, o atleta foi jogar no New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde também jogou Pelé, e depois voltou para a Alemanha, nos anos 1980. para jogar pelo Hamburgo, onde também foi campeão alemão na temporada 1981/82.

Foi ele que reinventou a posição de volante, com a sua liberdade para sair da defesa e chegar ao ataque e liderou a seleção da Alemanha Ocidental nos títulos da Eurocopa de 1972 e da Copa do Mundo de 1974.

Em 1990, Backenbauer foi campeão da Copa do Mundo como técnico com a Alemanha – participando de dois dos quatro títulos da seleção alemã até hoje.

Na sequência, o ex-atleta ainda passou vários anos como presidente do Bayern de Munique, onde foi dirigente entre 1994 e 2009.0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 14 =