A eleição que irá definir o próximo prefeito de Epitaciolândia, a partir de 2025, já tem os primeiros pré-candidatos lançados pelos partidos. Até a última sexta-feira (3), cinco nomes apareciam na lista como possíveis concorrentes ao pleito, marcado para 6 de outubro deste ano.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro definitivo da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Por isso, o atual cenário ainda pode sofrer alterações conforme a movimentação política na cidade até estas datas.
Confira a seguir, os nomes já anunciados como pré-candidatos, de acordo com lançamentos dos prórios candidatos e especulaçes populares.
Quem é quem?
O Diário Brasileense resume, a seguir, quem é quem na lista de pré-candidatos, com um breve perfil de cada um deles e o histórico de candidaturas.
Ségio Lopes (PL)
Sergio lopes é o atual prefeito de Epitaciolândia, 47 anos, casado. É formado em direito e é Servidor Público Estadual como Delegado de Policia licenciado para assumir o cargo. concorre a reeleição e em sua confirmação para reeleição, apresentou uma chapa forte onde tem em seu apio os três senadores da republica, deputados federais e estaduais
A oficialização da pré-candidatura aconteceu no dia 6 de abril, Cinco partidos compõem até o momento a aliança em cabeçada por Sérgio Lopes, e conta com 60 nomes que disputam as 11 cadeiras da Câmara Municipal de Epitaciolândia. A expectativa do atual prefeito é que a aliança elege entorno de 7 vereadores, formando maioria na casa.
Everton Soares (PP)
Everton Soares é empresário, de familia tradicional na cidade de Epitaciolândia, foi candidato a prefeito na eleição de 2020, em um embate acirrado com o atual prefeito, perdendo por pouquissimos votos.
Candidato do partido do governador Gladson Cameli em Epitaciolândia, já tem o apoio do partido que garantiu sua candidatura no dia 16 de setembro de 2023.
Os deputados estaduais Manoel Moraes e Maria Antônia, ambos do Progressistas, além de outros que ainda não compraram a briga acirrada na cidade.
Daniel Dorzila (PSDB)
O ex-vereador Daniel Dorzila, recém-filiado ao PSDB e pré-candidato a prefeito de Epitaciolândia pelo partido, tem crescido nas pesquisas internadas realizadas no município, segundo informações do proprio candidato.
Daniel dorzila já foi vereador vária vezes e o mesmo tem uma liderança bem forte na zona rural da cidade.
Antônio Soares (MDB)
Antonio José Soares do Nascimento assumiu o posto de Vice-Prefeito em Epitaciolândia nas Eleições 2020 pelo Partido Republicano Da Ordem Social (PROS), numa chapa com o delegado Sérgio Lopes (PSDB). Natural de Sena Madureira, deixou a sigla para ingressar no Partido Progressista (PP), do governador Gladson Cameli (PP).
Descontente com o (PP), com indecisões dentro do partido e vendo seu sonho de concorrer a chapa majoritária sendo o cabeça, saiu do partido, desembarcando no MDB, que por enquanto está garantindo sua pré candidatura.
Neide Lopes (PT)
Neide Lopes é filiada antiga do PT de Epitaciolândia, funcionária pública estadual, professora e irmã do ex vereador Messias Lopes, vereador por diversas vezes na cidade, mas foi afastado e cassado por sua prisão com a acusação de estupro de vúneravel.
Neide já foi candidata a prefeita na última eleição ficando em terceiro lugar, a frente até do ex prefeito Tião Flores.
As pré candidaturas nao definem de forma decisiva as candidaturas, alianças ainda podem ser fitas e somente dia 5 de agosto saberemos de fato os candidatos de forma definitiva.