AGÊNCIA DE NOTICIAS DO ACRE
Com o intuito de diminuir os índices de perda de água potável e regularizar ligações clandestinas, o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), em parceria com as prefeituras de Epitaciolândia e Brasileia, está realizando um mutirão de combate a vazamentos e desperdício de água.
De acordo com o presidente da autarquia, José Bestene, a meta é melhorar o serviço de distribuição de água nos aspectos de pressão e potabilidade adequada, evitando contaminações e diminuindo possíveis danos à infraestrutura urbana das cidades.
“Desde 24 de abril, quando os trabalhos foram iniciados, até o dia 21 desse mês de maio, já foram retirados 180 vazamentos nos dois municípios, sendo 110 em Brasileia e 70 em Epitaciolândia”, informa Bestene.
Erisson Cameli, gerente municipal do Saneacre nos dois municípios vizinhos, explica que a iniciativa busca sanar os vazamentos de menor volume, principalmente em cavaletes e ramais de ligações residenciais. “Buscamos apoio junto aos prefeitos, pois nossa equipe de servidores operacionais está reduzida. Com isso, os poderes executivos municipais cederam servidores e, juntos, estamos melhorando o serviço de distribuição de água para os usuários”, comenta.
Além de reparar redes de distribuição danificadas nas enchentes, esta iniciativa contribui para a execução do Plano de Contingência de Secas do Saneacre, implementado para evitar ao máximo o desperdício nas épocas de estiagem. Diferentemente dos grandes vazamentos causados em adutoras e que são logo identificados, podendo até ocasionar paradas na distribuição, os vazamentos de menor porte exigem um trabalho mais minucioso na identificação.
Na oportunidade, a autarquia também conscientiza os moradores a evitarem realizar ligações clandestinas, os famosos “gatos”, pois além de serem irregulares, podem gerar contaminação e falta de pressão na rede de distribuição. Com isso, o Saneacre demonstra seu compromisso na busca de melhorias para o saneamento básico em prol de toda a população. Para reportar vazamentos, moradores podem ligar no 0800 254 3003, de segunda a sexta, das 7h às 17h, ou ir até uma agência do Saneacre nos dias úteis, de 7h às 14h.