POR ACRENEWS
Tião Flores, Vagner Sales e Júlio Barbosa estão na lista dos inelegíveis.
Nos próximos dias, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve encaminhar à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes de ex-gestores de municípios do Acre cujas contas foram julgadas irregulares. O documento inclui cerca de 20 ex-prefeitos que tiveram suas contas desaprovadas pelo órgão de controle nacional e que poderão enfrentar restrições para concorrer nas próximas eleições.
Entre os ex-prefeitos mencionados na lista estão Vagner Sales, de Cruzeiro do Sul; Marcinho Miranda e Júlio Barbosa, de Xapuri; Eliane Gadelha, de Assis Brasil; Tião Flores e José Ronaldo, de Epitaciolândia; e Nilson Areal, de Sena Madureira, entre outros. Estes nomes estão na mira da Justiça Eleitoral devido às irregularidades constatadas em suas administrações passadas.
Dentre os ex-gestores que pretendem se candidatar nas eleições deste ano estão Michel Marques (UB), ex-prefeito de Bujari e candidato novamente ao cargo, e Marilete Vitorino (Progressistas), que se candidata ao cargo de vice-prefeita em Tarauacá.
Embora esses ex-gestores estejam na lista de contas julgadas irregulares, isso não impede automaticamente sua candidatura. Após a divulgação oficial dos nomes pelo TCE e o registro das candidaturas, cabe ao Ministério Público Eleitoral avaliar e decidir se solicita a inelegibilidade dos candidatos. A decisão final sobre a elegibilidade será tomada pela Justiça Eleitoral, que terá a palavra final sobre quem poderá ou não concorrer nas eleições.
A verificação e análise da situação dos candidatos pela Justiça Eleitoral são etapas cruciais para garantir a conformidade com as normas eleitorais e a transparência no processo eleitoral.