POR ACRENEWS
As temperaturas que dominaram o Brasil na última semana, com máximas de até 40°C, estão prestes a cair significativamente, e o Acre também sentirá os efeitos dessa mudança climática. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (19), o calor intenso dará lugar a uma onda de frio que avançará do Sul para o Norte do país, alcançando o Acre.
A MetSul Meteorologia já havia previsto uma nova incursão de ar polar para o final desta semana, com queda acentuada nas temperaturas em várias regiões. O frio, que começará a se espalhar pelo Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 de agosto, se deslocará em direção ao Centro-Oeste e ao Sudeste, atingindo também o Acre nos próximos dias.
Essa massa de ar frio, que trará um alívio após dias de calor extremo, é impulsionada por um centro de alta pressão que se fortalecerá à medida que avança para o Atlântico Sul. Embora o impacto no Acre não seja tão intenso quanto nas regiões Sul e Sudeste, os moradores do estado devem se preparar para um resfriamento significativo até o final da semana.