Nesta quinta feira (19), um candidato a vice-prefeito do município de Brasiléia foi flagrado cometendo irregularidade eleitoral ao realizar campanha em frente a uma escola Kairala José Kairala, local designado como zona eleitoral.
O candidato a vice prefeito professor Erinaldo, da chapa de Leila Galvão já foi gestor da escola Graça Rocha, que fica no mesmo prédio da escola Kairala.
Testemunhas afirmaram que o candidato distribuía panfletos e pedia votos diretamente aos alunos que chegavam e saiam da duas escolas. As autoridades eleitorais foram notificadas, e o caso está sendo investigado pela Justiça Eleitoral.
Causa um pouco de estranheza esse fato, pois foram feitas denuncias a justiça eleitoral, de que aliados da refeita Fernanda Hassem, estariam cometendo esse tipo de situação em outros prédios públicos e o candidato da chapa majoritária adversária é flagrado na mesma situação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os responsáveis por tais ações podem estar sujeitos a multas e até mesmo à inelegibilidade, dependendo da gravidade da infração. Caso seja comprovada a irregularidade, o candidato poderá ser impedido de seguir concorrendo nas eleições municipais deste ano.
A fiscalização eleitoral no município foi intensificada nos últimos dias, e o Ministério Público Eleitoral está monitorando de perto as atividades de todos os candidatos para garantir que o processo ocorra de forma justa e democrática.