ALEXANDRE LIMA – O ALTO ACRE
Um forte temporal atingiu as cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija, na Bolívia, na manhã deste sábado (19), deixando um rastro de destruição e medo. O fenômeno começou por volta das 11h, com ventos intensos que, segundo moradores, podem ter ultrapassado os 60 km/h, seguidos de chuva pesada e queda de granizo em várias áreas da fronteira.
Diversas casas e comércios tiveram seus telhados arrancados pela força dos ventos. Árvores e paredes foram derrubadas em vários pontos de Brasiléia, talvez, uma das cidades mais afetadas. Em vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp e Facebook, moradores registraram os danos, especialmente nas partes mais altas da cidade.
Em um dos vídeos, é possível ver o estrago causado por uma antena parabólica, cujo cano caiu sobre o telhado de uma casa, perfurando o forro.
Além disso, a chuva intensa provocou alagamentos em residências, causando prejuízos com móveis e outros pertences danificados. O volume de água da chuva também foi suficiente para entupir esgotos, resultando em inundações de ruas e casas.
Embora o temporal tenha durado poucos minutos, o cenário que ficou foi de destruição e temor para os moradores das três cidades. As autoridades ainda estão avaliando os danos, enquanto moradores trabalham para reparar os estragos.
ATUALIZAÇÃO:
Segundo a Defesa Civil, as chuvas que seriam para aproximadamente 15 dias, caiu em poucas horas e o nível do Rio Acre que de manhã estava em 0,72cm praticamente dobrou também. Isso significa que vamos ter um inverno bastante chuvoso e que possível enchente para o próximo ano não está descartado. Não puderam dizer qual a proporção, se maior ou menor que a desse ano de 2024.