Thais Farias – AC 24 HORAS
Poucas horas após a aplicação do maior concurso público da educação no estado do Acre, com 3 mil vagas disponíveis, os candidatos passaram a denunciar diversas irregularidades durante o certame realizado neste domingo (1), em Rio Branco, pelo Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo.
Uso de celular nas salas, “cola coletiva”, vazamento das questões da prova e falta de supervisão são algumas das denúncias que, inclusive, teriam sido gravadas e publicadas em rede sociais.
Em um vídeo, uma candidata filma o caos numa sala da escola Djalma Teles Galdino, na capital acreana. “A prova não está sendo aplicada. Não existe examinador na sala. São mais de 14h da tarde. Não conseguimos fazer nossa prova”, diz a mulher.
Outro vídeo mostra candidatos fazendo uma espécie de “cola coletiva”, usando celular na sala em meio a uma completa algazarra.
Em um grupo no WhatsApp voltado a concursos públicos, candidatos comentam o que presenciaram nas salas durante as provas, alertando mais uma vez sobre uso de celulares e pesquisa para responder questões. “Nessa sala, só podia pesquisar um aluno por vez. Parece que dessa turma deu 42 candidatos, 32 gabaritaram”, escreveu um candidato.
Ainda neste domingo, o governo do Acre emitiu nota pública sobre o caso. Segundo a secretaria estadual de educação, há uma investigação em curso para saber o que levou à intercorrência registrada na Escola Djalma Teles Galdino, no período da tarde.
A nota destaca que o caso da referida escola se trata de um fato isolado e que o Instituto está conduzindo uma avaliação detalhada para apurar os acontecimentos e prestar as informações necessárias com a máxima transparência.
“Para garantir a isonomia e o direito de todos os candidatos que estavam exclusivamente alocados na referida escola no período vespertino, será realizada uma nova prova no dia 15 de dezembro de 2024. Os detalhes sobre local e horário serão enviados por e-mail e publicados em edital no site oficial do certame. O Governo do Acre reafirma seu compromisso com a transparência e a condução ética do referido concurso”, assinou o secretário de educação, Aberson Carvalho.
Sobre o concurso
Com vagas para níveis médio e superior, o concurso busca fortalecer o quadro de servidores da SEE, oferecendo oportunidades tanto para cargos administrativos quanto para professores. Os aprovados no concurso para os cargos de nível médio terão remuneração inicial de R$ 2.361,51, enquanto os professores receberão inicialmente R$ 4.270,21.