Projeto sobre áreas de risco em Brasiléia avança com apoio de especialistas

Na tarde desta quinta-feira (23), o Vice-Prefeito de Brasiléia, Amaral do Gelo, e o Capitão Sandro, da Defesa Civil, receberam o Professor Waldemir Lima, do Curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (UFAC), e a geóloga Solange Moraes. O encontro teve como pauta a finalização de um projeto voltado à análise de áreas de riscos hidrogeomorfológicas no município.

Esse estudo é fundamental para compreender os processos naturais que ocorrem em bacias hidrográficas, contribuindo para a formulação de estratégias de adaptação às mudanças climáticas e prevenção de desastres naturais.

Atualmente, Brasiléia enfrenta um crescimento acentuado na direção do eixo norte, onde os terrenos apresentam vulnerabilidades, como vertentes em processo de deslizamento, áreas com erosão e movimentos de massa.

“A identificação dessas áreas permite compreender o cenário atual da urbanização, contribuindo para um planejamento urbano mais eficaz e auxiliando o poder público na gestão territorial, mitigando futuros desastres socioambientais”, destacou o Professor Waldemir Lima.

A pesquisa identificou regiões do município que estão sendo ocupadas, mas que, devido às suas características geológicas, possuem predisposição a movimentos gravitacionais de massa. A informação é essencial para orientar ações preventivas e garantir um desenvolvimento urbano sustentável e seguro.

Com esse projeto, Brasiléia avança em sua capacidade de planejar e gerir seu crescimento de maneira estratégica, priorizando a segurança e o bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + quatro =