A cidade de Epitaciolândia se prepara para sediar o 1º Festival Internacional da Castanha da Amazônia, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025. O evento será promovido pela Cooperativa Agroextrativistas do Alto Acre (COOPAEB), em parceria com as prefeituras da região do Alto Acre, além do apoio de órgãos estaduais e nacionais, como a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Unisol Brasil, Sebrae no Acre e o Governo Federal.
Representando o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, a secretária de Planejamento, Marinete Mesquita, e o secretário de Finanças, Francisco Magali, visitaram o espaço de eventos no bairro Aeroporto, cedido pela Prefeitura de Epitaciolândia, para conhecer os preparativos do festival.
Evento com foco na valorização e preservação ambiental
O festival tem como principal objetivo a valorização dos castanhais da região amazônica, promovendo a conscientização ambiental e destacando a importância da castanha como um recurso sustentável e culturalmente relevante para as comunidades locais.
A programação do evento contará com:
- Oficinas temáticas sobre o manejo sustentável da castanha;
- Rodas de conversa e cânticos culturais;
- Premiações para a maior castanha coletada;
- Gastronomia regional, com pratos à base de castanha.
O evento promete ser um marco para a promoção do extrativismo sustentável, reunindo produtores, especialistas e entusiastas da preservação ambiental, além de fomentar o turismo e a economia local.


