FONTE: ACRENEWS
Um levantamento realizado pelo instituto DataControl e divulgado pelo jornal A Tribuna neste domingo (16) reforça a expressiva aprovação do governador Gladson Cameli. De acordo com a pesquisa, sua gestão possui 45% de aprovação, enquanto a taxa de reprovação é de apenas 16,6%.
Os números também mostram que 34,4% dos entrevistados consideram a administração regular e 4% não souberam opinar. Além disso, 43% dos eleitores avaliam que o governo está dentro das suas expectativas, sem grandes surpresas positivas ou negativas.
A trajetória política de Gladson Cameli está ligada à tradição familiar, sendo ele sobrinho do ex-governador Orleir Cameli, que administrou o Acre entre 1995 e 1999 e faleceu em 2013. Cameli iniciou sua jornada política ocupando cargos no Legislativo antes de disputar o governo estadual em 2018. Naquele ano, foi eleito no primeiro turno ao lado do vice Major Rocha, derrotando Marcus Alexandre (PT), Coronel Ulysses (PSL), Janaína Furtado (Rede) e David Hall (Avante). Sua vitória encerrou um ciclo de aproximadamente 20 anos de gestão petista no Acre.

Já em 2022, Gladson Cameli concorreu à reeleição ao lado de Mailza Gomes e mais uma vez saiu vitorioso no primeiro turno, com 242.100 votos, superando candidatos como Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), Petecão (PSD), Márcio Bittar (UNIÃO), Professor Nilson (PSOL) e David Hall (Agir).
Os dados da pesquisa também revelam que 31,4% dos entrevistados acreditam que a gestão de Cameli superou as expectativas, enquanto 19,8% a consideram pior do que o esperado e 5,8% não souberam opinar. Esses índices reafirmam a relevância do governador no cenário político acreano.