Carlinhos do Pelado comemora 100 dias de gestão com muito trabalho realizado e equipe envolvida para que Brasiléia avance cada dia mais

Assessoria

Nesta quinta-feira 10, o prefeito Carlinhos do Pelado fez um balanço positivo das principais ações desenvolvidas pela sua equipe nesses 100 primeiros dias de gestão municipal.

O gestor tem encantado a todos com seu jeito carismático e particular de tocar a administração de Brasiléia, alcançando avanços significativos na saúde, educação, planejamento, infraestrutura da cidade, assistência social e outros serviços básicos e essências para o bom andamento da prefeitura.

Para se ter uma ideia, na área de saúde as medidas adotadas pelo secretário Francélio Barbosa como a noturno das UBSs Tufic Mizael e Antônio Monteiro, oferecendo também atendimento odontológico e o funcionamento noturno da farmácia municipal caíram como luva nos anseios da população.

A secretaria de saúde oferta telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população, e ampliou o olhar Meu mundo oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

Na educação, o prefeito Carlinhos do Pelado não mediu esforços para que a secretária Raysa Dias colocasse em prática a realização de processo seletivo com vagas para professor, mediador, auxiliar de sala, agente de campo, assistente educacional, psicólogo e nutricionista.

A secretaria de educação realizou melhorias e reformas de escolas, proporcionou capacitação aos seus servidores, fez entrega de merendas nas escolas de difícil acesso, presenteou várias escolas com freezer, bebedouros e ar condicionados, além de entregar parquinhos e brinquedos nas creches e escolas infantis do município tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Os dados da secretaria de agricultura são animadores. Nesses 100 dias o secretário Mário Jorge Fiesca diversifica suas ações no atendimento ao homem do campo com serviços de grade, niveladora, plantio e colheita de milho para a produção de silagem, entrega de implementos e equipamentos agrícolas até o transporte de mudas e produtos a serem comercializados na feira municipal.

A secretaria de agricultura, idealizou e pôs em prática o serviço “Som e Sabor”, com musica ao vivo toda última sexta-feira do mês no mercado municipal e realizou um sonho antigo dos vendedores de frutas, verduras e hortaliças na feira municipal que era a instalação de rede de internet gratuita para os vendedores e consumidores melhorando o pagamento dos produtos via pix ou maquininha.

Outro pilar da gestão Carlinhos do pelado é a secretaria de obras, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no inicio do ano com o período invernoso e trafegabilidade de veículos pesados castigando as principais ruas da cidade, o secretário Josué Elias, foi ajustando os ponteiros e até a operação tapa buracos já entrou em ação no município em parceria com o DERACRE e DNIT.

A secretaria de obras aliás, é a menina dos olhos do prefeito Carlinhos do Pelado, por conhecer como a palma da mão a dinâmica da pasta com a experiência adquirida quando ali passou.

É visível o quanto a cidade tem melhorado desde o lançamento da “Operação Presença”, no 1º dia de 2015, fazendo os serviços de roçagem, capina, recolhimento de entulhos, desobstrução de bueiros e iluminação pública. Fruto dessa operação, Brasiléia reduziu em 70% os casos de dengue em 2025, em comparação a 2023 e 2024.

Paralelo aos trabalhos na cidade, a secretaria de obras tinha sempre uma equipe de campo atendendo os produtores rurais, recuperando, construindo pontes, melhorando ramal e garantindo a trafegabilidade constante em todas as localidades.

Acompanhe abaixo, os números da gestão Carlinhos do Pelado, por secretarias, nesses 100 primeiros dias de administração:

SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL (Suly Guimarães)

  • Atualização nos Sistemas dos SUAS (Sistema Único de Assistência Social);
  • Planejamento para as novas ações de 2025;
  • Capacitação técnicas de gestão e aplicação dos recursos;
  • Atualização dos Sistemas do SUAS ( Cras, Creas e Criança Feliz)
  • Reestruturação do Programa Criança Feliz;
  • Mudança de Local da sede do CRAS;
  • Planejamento para a reforma do CREAS, Centro do Idoso e Secretaria de Assistência;
  • Capacitação dos Conselheiros Tutelares;
  • Abertura das atividades no Centro do Idoso;
  • Alinhamento com os presidentes dos conselhos( Tutelar, Assistência e CMDCA);
  • Encerramento dos cursos de (Cabelereiro e Manicure)
  • CURSO de corte e costura em parceria com o SEBRAE;
  • Programação do mês da Mulher (Roda de conversa, panfletagem, Bazar solidário)
  • Capacitação técnica para equipe através do TCE;
  • Reestruturação da equipe de visitadores e cadastradores do Programa Bolsa Família;
  • Capacitação técnica dos visitadores e cadastradores;
  • Inicio do calendário de visitas aos beneficiários do Programa Bolsa Família para a atualização cadastral nos bairros e zona rural.

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES e TURISMO ( Arlete Amaral, Clebson Venâncio e Bil Rocha)

  • Realização do 1º ROCK NA FRONTEIRA;
  • CARNAVAL 2025 MOVIMENTANDO A ECONOMIA LOCAL, RESGATANDO DESFILE DE BLOCOS, ESCOLHA DE REALEZA DO CARNAVAL E INTEGRAÇÃO COM BLOCOS DA BOLÍVIA;
  • Primeiro campeonato de Baladeira;
  • Desafio de futsal em Xapuri – (GOLEADA DE 8 X 0 ), SOBRE A SELEÇÃO DE XAPURI NO ANIVERSÁRIO DA PRINCESINHA DO ACRE;
  • Torneio de futsal feminino (DIA DA MULHER);
  • Primeiro desafio de Airsoft (Airsoft é um esporte de simulação de combate armado usado como treinamento policial, treinamento militar ou esporte recreativo.);
  • Torneio de futsal do Nazaré;
  • Campeonato no km 19 (Associação Wilson Pinheiro);
  • Copa Internacional de Futsal;
  • 1º CAMPEONATO DE PESCA EMBARCADA (COM EMBARCAÇÃO), em Brasiléia.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO ( Goreth Bibiano)

  • Seleção PAC – para a Construção de 01 UBS, no KM 59 – construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Marcos Galvão – construção de 01 escola do ensino infantil no bairro Marcos Galvão – execução de drenagem no bairro Alberto Castro;
  • Implantação do SEI (Serviço Eletrônico de Informação);
  • Cadastro de 100 casas populares;
  • Aquisição de 01 ônibus Escolar;
  • Construção de Espaço Esportivo Comunitário no Km 26;
  • Combo de equipamentos para UBS;
  • Kit de equipamentos para teleconsultas;
  • Aquisição de Unidade Odontológica móvel (Van);
  • Aquisição de caminhonete para a Sec. De Educação;
  • Aquisição de caminhonete para a Sec. De Assistência Social;
  • Licitação para compra de Peladeira de Arroz para agricultura;
  • Aprovação de projeto de Pavimentação de Ruas;
  • Doação de terreno para construção da escola Graça Rocha.

FINANÇAS e CADASTRO ( Helen Sabrina, Luciano Augusto)

*Lançamento do Programa de Recuperação Fiscal – Refis;

  • Ampliação do horário de funcionamento dos bares, restaurantes e distribuidoras;
  • Legalização fundiária do km 26(vila do Quixadá);
  • Localização de terrenos municipais para construção de casas populares, creches, colégios;
  • Retorno das fiscalizações de obras e retirada de entulhos
  • Retomada das medições de terrenos ;
  • Fiscalização das aberturas das empresas ;
  • Projeto para a primeira rua planejada

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ( Raysa Dias)

  • Processo seletivo para os cargos: professor, mediador, auxiliar de sala, agente do campo, assistente educacional, psicólogo, nutricionista;
  • Capacitação através da 1ª jornada pedagógica para as equipes das escolas de ensino fundamental urbano e rural, educação especial e escolas de difícil acesso;
  • Reparos nas unidades de ensino, urbanas e rurais para melhor atender nossas crianças equipes;
  • Entrega de parquinhos e brinquedos na creche Maria Lucides, escola nucleada Conci Alves de Melo km 26, escolas infantis Vitoria Salvatierra César, Menino Jesus e Os Pastorinhos;
  • Entrega de jogos multissensoriais para educação especial;
  • Entrega de merenda e material didático para 28 professores, 286 alunos das 28 escolas de difícil acesso;
  • Entrega do café da manha para as escolas nucleadas;
  • Entrega de material de limpeza para todas as escolas;
  • entrega de mobiliário: freezer, geladeiras, ar condicionados para as escolas :
    Francisco Germano da Silva, Elson Dias Dantas, Conci Alves de Melo, Maria do Socorro de Souza Frota, Creche Roma Emilse Silva, Menino Jesus, Vitoria Salvatierra César;
  • Entrega de jogos de mesa e cadeiras do aluno para a escola de ensino em tempo integral Elson Dias Dantas;

SECRETARIA DE SAÚDE ( Francélio Barbosa)

  • Combate a dengue com bloqueio contra o mosquito.
  • Atendimento em uma UBS referência nos feriados.
  • Mutirão de vacinação contra influenza nos órgãos públicos e empresas privadas
  • Atendimento no centro de acolhimento da criança e adolescente do Alto Acre.
  • Retorno das atividades do projeto corpo em movimento com zumba e funcional.
  • Atendimento odontológico noturno na UBS Tufic Mizael e Antônio Monteiro.
  • Duas UBS abertas no período noturno Tufic Mizael e Antônio Monteiro.
  • Funcionamento da Farmácia municipal durante o período noturno agora.
  • Telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população.
  • Funcionamento do Centro Meu mundo oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

SECRETARIA DE AGRICULTURA (Mário Jorge Fiesca)

  • 70 hectares atendidas com serviço de Grade, Niveladora e Plantio de Milho na BR 317 km 05, km 06, km 13, km 17, km 23, km 32, Km 60 – Santa Helena, km 67- Porto Carlos, km 69, km 75 e Marcos Galvão;
  • Colheita de 28,5 hectares de milho para produção de silagem, gerando um total de 1.206,5 toneladas de silagem produzidas até o momento;
  • Serviço de Destoca leve na BR 317 km 75, km 29 e km 05 Alegria do Carmen e Esperança;
  • Entrega de 01 Roçadeira Manual no km 75 Seringal Etelve – Associação João Barbosa;
  • Curso de Instrução de como realizar coleta de solos para Analise Química e Física e posterior leitura pelos Técnicos da Secretaria;
  • Curso de Cultivo do Café na Comunidade Santa Helena – BR 317 km 60, uma
    Parceria entre SENAR e Prefeitura de Brasiléia;
  • Recadastramento dos feirantes da Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento;
  • Lançamento do Sabor e Som no Mercado Municipal Ocimar do Rego Albuquerque;
  • Inauguração da rede WI-FI de internet na Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento;
  • Início da Colheita de Milho na Br 317 km 04 – Polo Agroflorestal;
  • Início da Colheita de Milho na Br 317 km 13 – Linha 09;
  • Transporte de Mudas de Café de Acrelândia e Assis Brasil para Brasiléia;
  • Transporte de Adubo (Cama de Frango);
  • Apoio no transporte dos produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos);
  • Apoio no Transporte dos produtos para serem comercializados na Feira Livre Maria Florêncio aos Sábados e Domingos;
    SECRETARIA DE OBRAS (Josué Elias)

*1º de janeiro de 2025 – lançamento da “Operação Presença”, no bairro Alberto Castro com roçagem, capina, recolhimento de entulhos. desobstrução de bueiros e iluminação pública;
“Operação Presença” nos bairros: Francisco José Peixoto; Eldorado; Samauma 1; Samauma 2; Leonardo Barbosa; Centro; 28 de maio, Chácara Nazaré; bairro Nazaré; Agrovila do km 26; Marcos Galvão.

  • Dos 17 bairros de Brasiléia, 14 já foram atendidos com a Operação Presença, fruto dessa ação da prefeitura, conseguimos reduzir em mais de 70% os casos de dengue em 2025, comparando os três primeiros meses de 2023 e 2024.
  • Trabalhos de iluminação pública em todos os bairros da cidade;
  • Entrega de mais de 60 novas lixeiras espalhadas pelos bairros de Brasiléia;
  • Inicio da “Operação tapa buracos” em todas as ruas de Brasiléia, parceria com o governo do estado através do DERACRE.
  • Na zona rural a prefeitura de Brasiléia realizou a recuperação e construção de 10 pontes (km 13, km 05, km 19, km 52, km 75 ramal Etelvi, e ainda tem mais outras para serem construídas em vários ramais inclusive no ramal do km 60 e ramal km 59.
  • Instalação de 08 linhas de bueiros na zona rural ;
  • Recuperação dos pontos críticos em todos os ramais para garantir a trafegabilidade de produtores rurais, transporte escolar, escoamento da produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − seis =