Governo do Acre valoriza comunicação pública no 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE

Dando continuidade ao cronograma do 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Comunicação, na tarde desta quarta-feira, 10, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Acre, em Rio Branco, o governo do Acre reuniu secretários, técnicos e assessores dos municípios acreanos, com o objetivo de integrar e fortalecer as políticas públicas em parceria com o governo estadual.

Organizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Associação dos Municípios do Acre (Amac), o encontro teve como um dos destaques a valorização da comunicação institucional como ferramenta estratégica de gestão pública.

Representantes do Ministério da Gestão e Inovação participaram do encontro estadual no Acre e elogiaram a atuação do governo acreano. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Comunicação ganha protagonismo com oficinas práticas e debates sobre redes sociais

Durante a tarde, a programação voltada à comunicação pública movimentou o auditório com oficinas dinâmicas, troca de experiências e qualificação técnica dos profissionais da área. O destaque foi para as ferramentas digitais, redes sociais e a importância da comunicação clara, acessível e eficiente.

A chefe do Departamento de Marketing e Inovação da Secom, Verônica Pimentel, trouxe orientações valiosas sobre comunicação institucional nas redes sociais, reforçando o papel estratégico dos canais digitais no relacionamento com a população. O designer gráfico da Secom, Radson Souza, comandou a Oficina de Canva, apresentando aos participantes formas criativas de produção de material gráfico para campanhas institucionais.

Chefe do Departamento de Marketing e Inovação da Secom, Verônica Pimentel, trouxe orientações valiosas sobre comunicação institucional nas redes sociais. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A programação foi encerrada com os social media Alisson Oliveira e Mariana Marrane que abordaram a criação de conteúdo para redes sociais na Oficina de Produção de Reels; e também oferecerem dicas práticas para cobertura fotográfica de eventos e ações governamentais.

Designer gráfico da Secom, Radson Souza, comandou a Oficina de Canva, apresentando aos participantes formas criativas de produção de material gráfico para campanhas institucionais. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A secretária de Comunicação do Acre, Nayara Lessa, fez um balanço positivo sobre o evento, afirmando que o evento representa um marco para a integração entre as gestões municipais e o governo estadual. “Pela primeira vez, estamos reunindo representantes das 22 prefeituras para pensar juntos os caminhos da comunicação pública, do planejamento estratégico e do desenvolvimento regional. Isso demonstra o compromisso do governador Gladson Camelí com a transparência, com a eficiência e com a união de esforços em prol da população acreana”, declarou Nayara, destacando que o encontro é um passo importante para alinhar metas, trocar experiências e fortalecer a comunicação como ferramenta de transformação social.

Social medias, Alisson Oliveira e Mariana Marrane, abordaram a criação de conteúdo para redes sociais na Oficina de Produção de Reels. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A parte da manhã já havia sido marcada por debates importantes sobre cerimonial e protocolo institucional, com Myvla Pereira; a relevância do rádio e das redes de parceria entre Estado e municípios, com Jefson Dourado; além de reflexões sobre o papel estratégico da comunicação pública.

Secretária de Comunicação do Acre, Nayara Lessa, fez um balanço positivo sobre o evento, afirmando que o evento representa um marco para a integração entre as gestões municipais e o governo estadual. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Profissionais do interior destacam importância do Encontro para fortalecer a comunicação pública nos municípios

Representantes de municípios de difícil acesso elogiaram a iniciativa do governo do Estado em promover o 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Os participantes destacaram o papel estratégico da comunicação institucional e a troca de experiências como pontos altos do evento.

Todos os assessores dos municípios receberam um exemplar do Portfólio de Gestão 2023/2024. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Diretamente do Jordão, o assessor de comunicação da prefeitura, Ivone Júnior, comemorou a realização do encontro e frisou que a iniciativa da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) promove mais inclusão e integração entre os profissionais da área.

“Eu achei uma ideia muito incrível da parte da Secom de trazer essa pauta e promover mais união entre as assessorias”, afirmou. Para ele, eventos como este são ainda mais importantes para cidades como o Jordão, que enfrentam desafios de acesso e estrutura.

“Nós, que estamos em um município de difícil acesso, muitas vezes não tem tanto contato com as ferramentas apresentadas aqui. Então é de suma importância e espero que haja outros para que possamos melhorar ainda mais a comunicação entre prefeitura, governo do Estado e governo federal.”

1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Comunicação reafirmou o compromisso do governo estadual em promover a integração entre os municípios, fortalecendo as capacidades institucionais e fomentando o desenvolvimento econômico e social do Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Já a gerente de Comunicação da Prefeitura de Assis Brasil, Mirla Almeida, reforçou que o encontro foi um momento essencial de aprendizagem e troca entre os municípios.

“Foi um momento muito enriquecedor para nós que estamos mais distantes. Pudemos aprender, mas também ensinar. Tivemos espaço para conversar, expor dificuldades e compartilhar soluções”, afirmou.

Mirla destacou, ainda, a responsabilidade da função que exerce: “Gerenciar a comunicação de uma prefeitura não é simples. Muitas vezes, por desconhecimento, cometemos erros que podem ter consequências jurídicas. Aqui, tivemos orientações que já nos ajudam a corrigir e levar esse aprendizado para os nossos municípios.”

Ela concluiu agradecendo a iniciativa: “Foi uma ação muito boa do governo. Realmente é uma honra participar.”

Planejamento orienta municípios sobre recursos e desenvolvimento econômico

Na programação paralela voltada ao planejamento e desenvolvimento regional, os participantes tiveram acesso a informações técnicas e atualizadas sobre a gestão de recursos públicos. Foram realizados os Fóruns Municipais de Desenvolvimento Econômico, com debates sobre estratégias para dinamizar a economia local.

O painel técnico explicou o funcionamento das emendas parlamentares federais e estaduais, detalhando formas de captação e execução dos recursos. Encerrando o ciclo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentou as ferramentas para acompanhamento das transferências especiais, promovendo maior controle e transparência na gestão municipal.

Governo do Acre valoriza comunicação pública no 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Comunicação reafirmou o compromisso do governo estadual em promover a integração entre os municípios, fortalecendo as capacidades institucionais e fomentando o desenvolvimento econômico e social do Acre.

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