Governo avalia criar “Auxílio Mãe Solteira” de R$ 1.200 e pode beneficiar 11 milhões de mulheres

Informações: Agência de Notícias Governo Federal

A aprovação do projeto ainda depende do Congresso Nacional, mas pode representar um marco para a valorização das mães solo no Brasil. O “Auxílio Mãe Solteira”, previsto no Projeto de Lei nº 2099/2020, propõe o pagamento de R$ 1.200 mensais para mulheres que são as únicas responsáveis pelo sustento de seus filhos. O objetivo é oferecer uma rede de apoio para mais de 11 milhões de mães solo no Brasil, segundo dados do Ibre-FGV.

Com o benefício, o governo federal pretende reduzir desigualdades sociais, proporcionar maior estabilidade financeira e fortalecer a inclusão dessas mulheres no centro das políticas públicas.

Quem terá direito ao Auxílio Mãe Solteira?

Para receber o auxílio, a mãe precisa atender aos seguintes critérios: ter 18 anos ou maisnão possuir emprego formal (mas pode ser MEI, autônoma ou informal)ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos no totalnão estar recebendo Bolsa Família, seguro-desemprego ou outros auxíliosestar cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico). Se a beneficiária já recebe o Bolsa Família, poderá optar pelo novo auxílio, que suspenderá temporariamente o benefício anterior.

O projeto foi apresentado em 2020 e aprovado em 2021 na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Agora, está em análise na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. Falta agora a análise nas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça (CCJ); votação no plenário da Câmara dos Deputados; análise e votação no Senado Federal e sanção presidencial. Somente após esses trâmites o benefício poderá entrar em vigor.

Se aprovado, o Auxílio Mãe Solteira poderá garantir renda mínima para mães em situação de vulnerabilidade, além de reduzir a pobreza infantil e feminina, promovendo maior inclusão e estabilidade social e evitando que milhões de mães fiquem sem acesso a recursos essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + três =