PT lança cadastro de influenciadores para fortalecer comunicação digital e impulsionar campanha pela “taxação dos BBB”

Em mais uma ofensiva para reforçar a estratégia de comunicação do governo federal nas redes sociais, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta quinta-feira (3) a plataforma “Influenciadores com Lula”. A iniciativa visa cadastrar criadores de conteúdo alinhados com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer a campanha de “taxação dos BBB” — bilionários, bancos e casas de apostas (bets).

A página solicita dados como nome completo, telefone, e-mail, cidade, estado e redes sociais utilizadas, com o objetivo de organizar uma rede de apoio digital. A medida faz parte da nova etapa de mobilização digital do partido, que busca responder de forma mais eficiente à crescente polarização política no ambiente virtual.

Na quarta-feira (2), cerca de 270 influenciadores e apoiadores participaram de um encontro virtual com integrantes da cúpula do PT. O evento contou com a presença do deputado federal e secretário nacional de Comunicação da sigla, Jilmar Tatto (SP), do presidente do partido, senador Humberto Costa (PE), e do marqueteiro Otávio Antunes, responsável por diversas campanhas do partido, incluindo a presidencial de Fernando Haddad em 2018.

Otávio Antunes, que dirige a produtora Urissanê — mesma que atuou na recente campanha digital contra o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) — explicou que a campanha “taxação BBB” será realizada em fases. A primeira busca despertar a atenção do público para o debate da justiça fiscal. A segunda deve trazer comparações objetivas, como o custo do Bolsa Família, que beneficia milhões de famílias, em relação ao valor das isenções fiscais concedidas a grandes produtores rurais.

Jilmar Tatto afirmou que o momento exige uma atuação em “modo pré-campanha”, devido ao cenário de forte polarização. Ele ressaltou que o enfrentamento ocorre no campo da comunicação, e não diretamente com o Congresso Nacional, que tem reagido a algumas medidas do governo Lula, como o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O encontro também contou com a participação do advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, aliado do governo. A convite do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, Carvalho orientou os influenciadores sobre os cuidados legais na divulgação de conteúdos nas redes. “É importante não caluniar, difamar ou injuriar ninguém. O foco deve ser a defesa de ideias e do projeto político”, alertou.

O advogado também comentou a reação da base governista à decisão do deputado Hugo Motta, que surpreendeu o Palácio do Planalto ao pautar a derrubada do decreto que aumentava o IOF. “Paradoxalmente, devemos agradecer a Motta. O gesto dele nos acordou para a importância de reagir e esclarecer qual é o projeto que o governo defende”, declarou.

A medida do governo de elevar o IOF é apresentada como parte de uma política de justiça tributária, buscando cobrar mais dos que ganham mais, e equilibrar o peso fiscal entre ricos e pobres. O Planalto já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de manter o decreto em vigor.

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