Brasil Rumo ao Colapso? Especialistas alertam para desastre econômico em curso sob governo Lula

Após três anos anos de alertas ignorados, a bomba econômica parece prestes a explodir no colo do governo Lula. O que muitos especialistas já classificavam como “terraplanismo econômico” está se concretizando com uma combinação perigosa de má gestão, falta de planejamento e decisões que beiram o suicídio fiscal.

O dólar que já chegou a disparar e atingiu a marca simbólica dos R$ 6,20, nesse mandato, enquanto o governo já chegou a torrar R$ 13 bilhões das reservas cambiais tentando conter a escalada. A taxa de juros dos títulos públicos de dois anos também bateu o alarmante patamar de 15,70%, evidenciando a perda de confiança do mercado no futuro próximo do país.

O diagnóstico é claro para quem acompanha os desdobramentos: a política econômica atual é vista como absolutamente catastrófica. Economistas independentes alertam que, mantido o rumo atual, o Brasil pode entrar em colapso financeiro total até 2027. Isso significa, em termos práticos, não ter dinheiro sequer para pagar os salários dos servidores públicos.

“O Brasil não precisava ser um vidente para prever essa crise. Estava tudo à vista, mas optaram por ignorar a realidade em nome de um projeto político descolado da responsabilidade fiscal”

Mais grave ainda, segundo críticos, é o silêncio generalizado entre lideranças políticas, imprensa tradicional e setores do próprio governo, que seguem tratando o problema com superficialidade, ou pior: fingem que ele não existe.

Com a credibilidade internacional derretendo e o setor produtivo acuado, a pergunta que paira no ar é: quanto tempo mais o país consegue aguentar antes do colapso completo?

Se nada mudar, a resposta pode ser curta e dolorosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =