FONTE: O ALTO ACRE
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou nesta quarta-feira, 16 de julho, que está investigando quatro novos casos suspeitos de sarampo no estado. A possível circulação do vírus, que ainda aguarda confirmação laboratorial, elevou o nível de alerta entre as autoridades de saúde estaduais e municipais.
Os casos sob investigação foram notificados nos municípios de Assis Brasil, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul.
A Sesacre informou que, além desses, sete outros casos suspeitos já foram analisados e descartados, sendo um em Sena Madureira, dois em Brasileia, um em Epitaciolândia, dois em Porto Acre e um em Cobija, na Bolívia.
Desde que o país vizinho, a Bolívia, anunciou um surto de sarampo, o Acre tem intensificado suas ações de vigilância epidemiológica e ampliado a cobertura vacinal. Profissionais de saúde fazem um apelo contundente para que a população atualize sua carteira de vacinação, colaborando para evitar a reintrodução da doença no estado.
O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa, com potencial fatal, mas é totalmente prevenível por meio da vacina. Manter a imunização em dia é a forma mais eficaz de proteção.