FONTE: JORNAL O ALTO ACRE
Na tarde desta segunda-feira, 21, um acidente fatal ocorreu na fronteira com a Bolívia, resultando na morte do operário brasileiro Luis Liotti, de 50 anos. Ele faleceu na madrugada de terça-feira (22) após ser prensado por toras de madeira na Empresa Ema Pando, localizada na Carreteira de Porvenir, km 75, na localidade de Tibe, no Departamento de Pando (Bolívia).
Detalhes do Acidente
Conforme relatos de colegas de trabalho, Liotti estava empilhando troncos de madeira durante seu turno habitual quando uma das toras, que estava sendo carregada em um caminhão, se soltou e o atingiu violentamente, prensando-o contra outras madeiras no pátio da serraria.
Tentativas de Salvamento
Após o acidente, Luis foi imediatamente levado ao Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasiléia, onde recebeu os primeiros socorros. Entretanto, devido à gravidade de seus ferimentos, ele foi transferido para Rio Branco. Durante o transporte, seu estado de saúde se agravou, levando o SAMU a redirecionar a ambulância para o Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri. Infelizmente, ao chegar, Liotti sofreu várias paradas cardíacas, e as equipes médicas lutaram por mais de 45 minutos para reanimá-lo, mas sem sucesso.
Luto e Investigação
O corpo de Luis foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Brasiléia na manhã de terça-feira e será velado no bairro Beira Rio, em Epitaciolândia, onde residia com sua companheira, Maria Raimunda Silva, de 61 anos, e uma neta de 12 anos que ele criava como filha.
O acidente gerou comoção na comunidade local e deve chamar a atenção das autoridades trabalhistas do Brasil e da Bolívia, uma vez que ocorreu em território boliviano envolvendo um cidadão brasileiro. Até o momento, a empresa Ema Pando não se manifestou sobre as circunstâncias do acidente.
Informações Adicionais
- Vítima: Luis Liotti, 50 anos
- Local do Acidente: Serraria na Carreteira de Porvenir, km 75 (Pando/Bolívia)
- Causa: Tora de madeira se soltou durante o carregamento
- Deixou: Esposa e uma neta adolescente
- Velório: Bairro Beira Rio – Epitaciolândia (AC)
As autoridades devem investigar o caso para esclarecer as circunstâncias que levaram a essa tragédia.