FONTE: ACRENEWS
Os últimos dias de julho reservam mudanças bruscas no tempo no Acre, justamente no encerramento da Expoacre 2025 — o maior evento de exposição de produtos do estado, realizado em Rio Branco. Após uma sequência de dias marcados por calor extremo e baixa umidade, o clima deve virar com a chegada de uma frente fria de origem polar, acompanhada de chuvas intensas, ventos fortes e uma significativa queda nas temperaturas.
Relatórios recentes destacam um cenário climático instável no estado, que tem alternado entre ondas de calor, estiagem severa e até alagamentos em algumas regiões. A diversidade do relevo acreano, que mistura floresta amazônica com áreas de transição para o cerrado, contribui para esse mosaico climático. Agora, dois sistemas atmosféricos distintos estão se aproximando e prometem mudar o tempo nos próximos dias.
“Já vínhamos alertando sobre a atuação de dois fenômenos importantes: uma massa de ar mais úmido e uma frente fria de origem polar, que devem provocar chuvas generalizadas, com possibilidade de tempestades”, afirma o meteorologista Davi Friale.
O fim de semana dos dias 26 e 27 ainda será quente e seco, com registros pontuais de chuvas rápidas em municípios do centro do estado e no Vale do Juruá. A partir de segunda-feira (28), a umidade relativa do ar sobe, deixando o tempo mais abafado e aumentando a ocorrência de pancadas de chuva em todo o estado.
A mudança mais expressiva, no entanto, deve ocorrer na terça-feira (29), com a chegada de uma massa de ar frio. O dia será mais ventilado, com possibilidade de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. As temperaturas cairão, especialmente à noite, anunciando a entrada de um frio moderado de origem polar.
Na quarta-feira (30), os termômetros devem marcar entre 15°C e 18°C em Rio Branco e nas cidades do Vale do Rio Acre. Mesmo com a manhã gelada, o sol deve dar as caras ao longo do dia, aquecendo suavemente, mas sem os excessos registrados na semana anterior.