Charlie Kirk, influenciador aliado a Trump, morre após ser baleado durante evento nos EUA

POR ALÔ ALÔ BAHIA

influenciador norte-americano Charlie Kirk morreu, nesta quarta-feira (10), depois de ser atingido em um ataque a tiros enquanto discursava na Universidade de Utah Valley. A informação foi confirmada por autoridades policiais e também pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que Kirk foi baleado durante um evento da Turning Point USA (TPUSA), organização conservadora que ele fundou em 2012 e que atua na defesa de valores ligados ao movimento Make America Great Again (MAGA) nas universidades.

Em mensagem publicada na Truth Social, Trump lamentou a morte: “O grande e até lendário Charlie Kirk está morto. Ninguém entendia ou tinha o coração da juventude nos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por TODOS, principalmente por mim, e agora não está mais entre nós”.

O presidente ainda enviou condolências à esposa de Kirk, Erika, e à família, além de decretar que as bandeiras americanas fiquem a meio mastro até domingo (14).

A Universidade de Utah Valley chegou a informar que um suspeito havia sido preso, mas recuou e afirmou que não há detenções até o momento. O caso está sendo investigado por agentes do FBI e do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF).

Quem era Charlie Kirk

Charlie Kirk ganhou projeção nacional nos Estados Unidos durante a campanha presidencial de Donald Trump em 2016, consolidando-se como uma das principais vozes do conservadorismo jovem no país. À frente da TPUSA, ele dizia liderar “a maior organização conservadora de jovens ativistas dos EUA”.

Além da militância política, o influenciador fazia participações frequentes em emissoras de televisão para comentar temas como liberdade de expressão, política externa e casos de grande repercussão, incluindo os arquivos relacionados a Jeffrey Epstein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 14 =