Trump marca encontro com Lula e diz que os dois tiveram ‘química excelente’

R7 NOTÍCIAS

Comentário do presidente norte-americano ocorre em meio a tensão diplomática entre EUA e Brasil

Em meio a tensão diplomática com o Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ele e o líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva tiveram uma “química excelente” ao se cumprimentarem antes do início da Assembleia Geral da ONU. Trump também confirmou um encontro entre os dois na próxima semana.

Segundo Trump, ele entrava para discursar, enquanto Lula saia quando se viram. “Nos abraçamos”, detalhou, completando que ambos concordaram em ter “um encontro na próxima semana”

“Ele me parece um homem muito agradável. Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com pessoas que eu gosto. Tivemos, ao menos por 39 segundos, uma excelente química. É um bom sinal. Sem a gente [EUA], eles [Brasil] vão falhar assim como outras nações”, comentou Trump.

A fala foi feita após o presidente americano discursar sobre as tarifas comerciais aplicadas pelos EUA aos demais países. Segundo ele, a medida é um mecanismo para garantir a “soberania e segurança” do país, justificando, ainda, que durante “muitos anos”, diversas nações foram injustas com os EUA.

Na sequência, o líder norte-americano comentou que as tarifas aplicadas ao Brasil são uma resposta “aos seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades de nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, armamento, corrupção judicial e ataques a críticos políticos nos Estados Unidos”, disse.

Desde agosto, os produtos brasileiros enfrentam uma taxa de 50%, o que fez com que as exportações ao país norte-americano caíssem 18,5% no primeiro mês do tarifaço.

A tensão diplomática entre os dois países teve uma piora após Trump justificar a situação do ex-presidente Bolsonaro como um dos motivos para a aplicação de sanções no Brasil. Recentemente, Jair Bolsonaro e outros sete aliados foram condenados por tentativa de golpe de Estado.

Discurso

Durante a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Trump criticou a administração da organização e disse ser responsável por mediar e terminar sete conflitos ao redor do mundo. Em um discurso focado na própria gestão, o líder norte-americano também condenou a gestão do ex-presidente Joe Biden e disse que os EUA estão vivendo a “era dourada”.

“Qual é o propósito das Nações Unidas? Na maioria dos casos, pelo menos por enquanto, tudo o que parecem fazer é escrever uma carta com palavras muito fortes e nunca dar seguimento a essa carta. São palavras vazias, e palavras vazias não resolvem guerras”, disse.

Perguntas e respostas

Qual foi o comentário de Donald Trump sobre Luiz Inácio Lula da Silva?

Donald Trump afirmou que ele e Luiz Inácio Lula da Silva tiveram uma “química excelente” ao se cumprimentarem antes do início da Assembleia Geral da ONU. Ele também confirmou um encontro entre os dois na próxima semana.

Como Trump descreveu sua interação com Lula?

Trump descreveu Lula como um “homem muito agradável” e disse que ambos se gostaram. Ele mencionou que só faz negócios com pessoas que gosta e que tiveram uma excelente química, mesmo que por um breve momento.

Quais foram os comentários de Trump sobre as tarifas comerciais?

Trump discursou sobre as tarifas comerciais aplicadas pelos EUA, afirmando que são um mecanismo para garantir a “soberania e segurança” do país. Ele justificou que, por muitos anos, diversas nações foram injustas com os EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 7 =