ASSESSORIA ALEAC
Na sessão desta terça-feira, 3 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um deputado Tadeu Hassem (Republicanos), manifestou grande preocupação com o aumento das queimadas no estado e cobrou uma atuação mais efetiva do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC). O parlamentar destacou que o Acre está enfrentando uma situação alarmante, com quase 3 mil focos de incêndio identificados apenas em agosto.
Ele mencionou que, no mesmo período do ano passado, houve um controle mais eficaz das queimadas, com uma redução significativa dos focos graças ao trabalho dos órgãos fiscalizadores, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Esse ano está uma explosão. O Acre realmente está em chamas”, afirmou.
O deputado lamentou ainda a ausência de uma participação incisiva do IMAC no combate às queimadas e ressaltou a necessidade de um levantamento detalhado e de ações concretas por parte do instituto. “Nós sabemos que todos somos responsáveis por zelar pelo meio ambiente, mas por lei a competência é exclusiva do IMAC. E até o presente momento, eu não vi uma participação incisiva da direção do Instituto de Meio Ambiente do Acre”, criticou.
Tadeu Hassem também alertou para os impactos das queimadas na saúde pública, mencionando o agravamento de doenças respiratórias e a interrupção das aulas em escolas municipais. Diante da situação, o deputado sugeriu a convocação de autoridades para debater o tema na Assembleia Legislativa e exigir uma atuação mais firme do IMAC. “Nós precisamos agir antes que a situação se torne ainda mais grave”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale