Prefeito Sérgio Lopes recebe representantes da UFAC, ICMBIO E MMA para apresentação do projeto turístico “Esperançar Chico Mendes”.

O prefeito Sérgio Lopes recebeu na tarde desta sexta-feira, 14, Ana Carolina Barradas, do ICMBio Brasília, Andréa Alechandre, do Parque Zoobotânico, Ufac, Fádia Rebouças, DO MMA, Brasília, para apresentação do Projeto “Esperançar Chico Mendes”. Participaram também a Secretária do Meio Ambiente, Hiamar de Paiva Pinheiro, Severino Silva (Sr. Silva) Líder Comunitário da Reserva Chico Mendes, Luiza Carlota extrativista, Talyne Fonseca – SEPLAN e Allen Ferraz, ASCOM, Ufac.

O objetivo geral do projeto é realizar o levantamento do patrimônio cultural na Reserva Extrativista Chico Mendes, utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), para fortalecer a cogestão socioambiental, reduzir o desmatamento, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover o turismo comunitário como economia da sociobiodiversidade.

Instituições Envolvidas: Unidade Descentralizadora: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Comunidades e Povos Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável, coordenadora do projeto Esperançar Chico Mendes. • Unidade Executora: Universidade Federal do Acre (UFAC), executado pelo Parque Zoobotânico, com gestão financeira da FUNDAPE.
O Esperançar Chico Mendes é um projeto que busca fortalecer a conexão entre a natureza e as comunidades tradicionais que habitam a Resex, por meio do turismo de base comunitária. A iniciativa pretende criar oportunidades econômicas para os moradores da reserva, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade e a educação ambiental.

Benefícios para as Comunidades Locais.

O projeto Esperançar Chico Mendes é uma oportunidade para as comunidades extrativistas da Resex gerarem renda de forma sustentável, reduzindo a dependência de atividades que possam prejudicar o meio ambiente. Além disso, a iniciativa fortalece a autoestima e o orgulho dos moradores por sua cultura e modo de vida tradicional.

O prefeito Sérgio Lopes demonstrou interesse pelo projeto e sugeriu inclusão do nome de Wilson Pinheiro, que foi o precursor da defesa da floresta no projeto.

“Fico muito grato em receber os representantes do ICMBIO, UFAC e MMA, esse projeto vem de encontro com um trabalho que estamos fazendo que é de impulsionar o turismo sustentável em nossa região, temos um potencial imenso para ser explorado e com isso trazer melhorias na renda de nossas famílias.” Pontuou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − um =