FONTE: AC 24 HORAS
Na manhã desta terça-feira, 19, o Instituto Real Time Big Data, em parceria com a TV Gazeta/Rede Record, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a disputa pelas duas vagas do Acre no Senado Federal nas eleições de 2026. O levantamento, que ouviu 800 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto, foi realizado por telefone nas regiões de Rio Branco, Vale do Juruá e Vale do Acre. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
No primeiro cenário apresentado, o atual governador Gladson Cameli, do Partido Progressista (PP), lidera a corrida com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar, o senador Márcio Bittar, do PL, aparece com 17%, seguido de perto por Jorge Viana, do PT, com 15%. A ex-deputada Mara Rocha, do Republicanos, registra 14%, enquanto o senador Sérgio Petecão, do PSD, contabiliza apenas 6%. Os votos em branco e nulos somam 7%, e 10% dos entrevistados se declararam indecisos.
Em um segundo cenário, que inclui a ex-deputada Jéssica Sales na disputa, Gladson Cameli mantém a liderança, agora com 28%. Márcio Bittar continua em segundo, com 16%, enquanto Jorge Viana registra 14%. Jéssica Sales aparece com 12%, e Mara Rocha tem 10%. Sérgio Petecão, por sua vez, marca 5%. Neste cenário, os votos brancos e nulos representam 6%, e 9% dos eleitores não souberam ou não responderam.
A pesquisa também abordou a rejeição dos candidatos, onde os eleitores indicaram em quem não votariam de jeito nenhum. Nesse quesito, Jorge Viana lidera com 46% de rejeição, seguido por Márcio Bittar com 31%. Gladson Cameli tem 25% de rejeição, enquanto Petecão registra 22%. Jéssica Sales aparece com 13%, e Mara Rocha é a menos rejeitada entre os candidatos.
Os resultados da pesquisa refletem um cenário competitivo para as eleições de 2026, com os candidatos buscando conquistar os votos dos eleitores em um estado onde a política é intensamente debatida.