Ação do Procon leva orientações e materiais educativos a ambulantes de Brasileia e Epitaciolândia

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), por meio da Divisão Regional do Alto Acre, está promovendo uma ação orientativa voltada aos vendedores ambulantes dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. A iniciativa tem caráter educativo e busca esclarecer sobre a importância do cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), visando relações comerciais mais justas e equilibradas.

Ambulante recebe orientações e material educativo do Procon, reforçando a importância da transparência e do respeito ao Código de Defesa do Consumidor nas relações comerciais. Foto: cedida

A atividade foi motivada após fiscalizações e manifestações de comerciantes formais, que apontaram práticas irregulares na comercialização de produtos por parte de alguns ambulantes. Durante a ação, a equipe do Procon orienta os vendedores sobre a correta exposição de preços, informação clara sobre produtos, emissão de comprovantes de compra e o respeito ao direito de arrependimento, previsto no artigo 49 do CDC, em casos de vendas realizadas fora do estabelecimento comercial.

Agentes do setor de Cadastro do Procon dialogam com ambulantes durante ação orientativa no Alto Acre, reforçando a importância da transparência e do respeito ao Código de Defesa do Consumidor. Foto: cedida

Além disso, o Setor de Cadastro esteve presente para reforçar a necessidade de que os vendedores ambulantes mantenham seus registros atualizados junto às autoridades competentes, assegurando maior organização, formalização e confiabilidade na atividade comercial.

Segundo a chefe da Divisão Regional do Alto Acre, Mayra Araújo, o trabalho tem como principal característica a educação para o consumo. “Nosso objetivo não é apenas fiscalizar, mas também orientar. Queremos que todos os fornecedores, formais ou informais, atuem dentro da legalidade, garantindo segurança ao consumidor e condições justas de concorrência entre os empreendedores locais”, destacou.

Ação integrada do Procon – Unidade Regional do Alto Acre, em parceria com o Ministério Público, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Ciftran e prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia, reforça a importância da transparência e do respeito ao consumidor no comércio local. Foto: cedida

Além das orientações, foram entregues notificações recomendatórias e material educativo, sobre “Como atender com qualidade”. A ação contou com o apoio do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária, Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (CIFTRAN) e das prefeituras municipais de Brasileia e Epitaciolândia, fortalecendo o compromisso coletivo em harmonizar as relações de consumo e assegurar um comércio mais justo e transparente para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 1 =