FONTE: JORNAL O ALTO ACRE – ALEXANDRE LIMA
A empresa de telecomunicações DSTelecom, instalada em Epitaciolândia, irá fornecer conexão de internet ao Hospital Regional do Alto Acre, em Brasiléia. A iniciativa atende a uma necessidade antiga da unidade hospitalar, que desde sua inauguração enfrenta sérios problemas de sinal de telefonia e de acesso à rede em vários setores.
A falta de internet tem prejudicado o andamento de atividades essenciais, como o envio de relatórios, preenchimento de sistemas nacionais e processos de prestação de contas. Muitos servidores relatam que precisam caminhar pelo prédio em busca de algum ponto onde o sinal funcione. Pacientes e familiares também sofrem com a dificuldade de realizar ligações, buscar apoio externo ou comunicar informações importantes.
A solução começou a ser construída graças a uma articulação que contou com o apoio do deputado estadual André Vale (Podemos). Ele buscou autorização junto ao secretário de Saúde, Pedro Pascoal, que liberou a instalação do serviço. O vereador Almir Andrade (PP) ressaltou ainda o empenho dos parlamentares da Câmara Municipal de Brasiléia e agradeceu a parceria firmada com a DSTelecom.
“O hospital sempre recebeu cobranças por esse serviço. Nós mesmos, jornalistas, já enfrentamos dificuldades para fazer coberturas por causa da falta de conexão. Sou grato aos colegas, ao deputado André Vale e à DSTelecom, que vai garantir internet em toda a estrutura do Hospital Raimundo Chaar”, afirmou o vereador.
Na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado André Vale também destacou a importância da melhoria dos serviços no Hospital Regional. Ele relatou ter visitado a unidade na semana anterior, após receber reclamações de servidores, pacientes e lideranças da comunidade. Durante a visita, constatou que o hospital sofria com um problema básico: a ausência total de internet para profissionais e usuários.
O parlamentar enfatizou que, atendendo a uma solicitação do vereador Almir Andrade, foi possível articular uma parceria com a DSTelecom, que se comprometeu a fazer a instalação sem qualquer custo para o Estado.
A expectativa é que a chegada da internet fortaleça a comunicação interna, otimize atendimentos e ofereça mais conforto e eficiência aos usuários e trabalhadores da saúde.

