FONTE E FOTO: JORNAL O ALTO ACRE
Crime ocorreu em uma fazenda na Vila Mapajo, em solo boliviano; autor foi preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada.
Um desentendimento banal durante o consumo de álcool resultou no assassinato de Edmilson Moreira da Rocha, de 64 anos, na noite do último domingo (21). O crime aconteceu em uma propriedade rural na Vila Mapajo, território boliviano situado na fronteira com o município de Capixaba, no interior do Acre.
O Motivo do Crime
De acordo com relatos de testemunhas, Edmilson e Jonson da Silva Freitas, de 41 anos, bebiam juntos quando iniciaram uma discussão. O motivo teria sido o fato de a vítima ter ingerido parte da bebida que pertencia a Jonson. Após agressões verbais, o suspeito pegou uma espingarda e disparou à queima-roupa contra Edmilson, atingindo-o no rosto, tórax e braço. A vítima faleceu instantaneamente.
Ação Policial e Prisão
O homicídio foi presenciado por uma testemunha que acionou as autoridades. Em uma operação conjunta, a polícia boliviana e a Polícia Militar de Capixaba localizaram Jonson ainda na propriedade onde o crime ocorreu.
- Audiência de Custódia: Na segunda-feira (22), a Justiça converteu a prisão em flagrante de Jonson em preventiva.
- Destino do Autor: O suspeito foi transferido para o presídio de Senador Guiomard.
Passado da Vítima
As investigações revelaram que Edmilson Moreira da Rocha era um foragido da Justiça brasileira. Ele possuía uma condenação de 12 anos de prisão por estupro de vulnerável, expedida pela Comarca de Senador Guiomard. Edmilson estava foragido há quatro anos e vivia na fazenda boliviana há apenas um mês, utilizando o local como esconderijo enquanto trabalhava.
Procedimentos Finais
O corpo foi levado para a Delegacia de Capixaba, onde o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco realizou a remoção para os exames cadavéricos. O caso agora está sob a responsabilidade da Delegacia-Geral de Capixaba para a conclusão do inquérito.

