Sorotipo mais agressivo da dengue volta a circular no país e acende alerta para possível chegada ao Acre

Um tipo mais grave da dengue, que não circulava de forma intensa no Brasil há mais de 15 anos, voltou a ser identificado em diferentes regiões do país e já preocupa as autoridades de saúde do Acre. Trata-se do DENV-3, um dos quatro sorotipos do vírus da dengue transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, recentemente confirmado no estado vizinho de Rondônia.

A informação consta no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), referente às três primeiras semanas epidemiológicas do ano. Segundo o órgão, a proximidade geográfica aumenta o risco de introdução do vírus em território acreano, especialmente diante da intensa circulação de pessoas entre os estados da região Norte.

A principal preocupação dos especialistas é que grande parte da população não teve contato recente com o DENV-3 e, por isso, não possui imunidade contra esse sorotipo. Esse cenário favorece o surgimento de surtos, elevação no número de internações hospitalares e o aparecimento de casos mais graves da doença.

De acordo com o boletim mais recente da Sesacre, o Acre registrou até o último sábado (24) um total de 485 casos prováveis de dengue, com 24 confirmações laboratoriais. Até o momento, não há registro de óbitos nem de casos considerados graves.

Embora os números representem uma redução em comparação com o mesmo período de 2025, as autoridades alertam que a possível entrada do DENV-3 pode alterar rapidamente o cenário epidemiológico do estado, exigindo maior vigilância e ações intensificadas de combate ao mosquito transmissor.

A Sesacre reforça a importância da população colaborar na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, evitando água parada em recipientes como pneus, garrafas, caixas d’água destampadas e vasos de plantas, além de procurar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =