Por Wanglézio Braga AcreNews
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, do Senado Federal, marcou para segunda-feira (27) a partir das (9:00 horário local) o depoimento da ex-senadora do Acre e atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). A ministra já havia sido convidada, porém, não compareceu à CPI.
Com a ausência, o senador Marcio Bittar (UB) apresentou requerimento convocando a gestora. Bittar é o relator da CPI. Da convocação, apenas o senador Beto Faro, do PT do Pará, votou contra. Para o presidente da CPI, Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, a justificativa da ministra não foi convincente. A convocação implica na obrigatoriedade de comparecimento de Marina Silva na Comissão.
Além de Marina Silva, o colegiado também quer ouvir a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, antes da apresentação do relatório final. A pedido do senador Beto Faro, ela foi convidada, e não convocada, para audiência na Comissão.
A Agência Senado, disse que de acordo com o gabinete do presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), a ministra confirmou o comparecimento na segunda.