Seminários nos estados vão aprofundar debate sobre a política de prevenção e controle do câncer

PORTAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A comissão especial de combate ao câncer no Brasil da Câmara inicia seminários nacionais para analisar o projeto que cria a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, com um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo. Relator da proposta no colegiado, o deputado Leo Prates (PDT-BA) destaca que o texto reitera os direitos do pacientes, trazendo mais segurança para os usuários dos planos de saúde, enquanto que no Sistema Único de Saúde vai permitir um levantamento sobre a atuação do sistema público de atendimento.

Leo Prates reitera que uma das diretrizes da política é garantir o início do tratamento no máximo 90 dias após o diagnóstico da doença, como preconiza a Organização Mundial de Saúde. Outro problema apontado pelo parlamentar é a continuidade do tratamento, porque muitos pacientes enfrentam dificuldades em obter os remédios.

O congressista destaca que a política de aquisição de medicamentos vai ser racionalizada com a centralização da compra pelo Ministério da Saúde, sem vedar a compra descentralizada quando for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =