SENAC – ACRE
A experiência relatada ocorreu Escola Valéria Bispo Sabala na zona rural de Brasiléia
O orientador educacional do Senac Acre, Natanael Oliveira, teve seu artigo selecionado entre os 10 melhores no XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE). O trabalho, intitulado “Práticas pedagógicas na educação profissional no campo: experiência de ensino no interior do estado do Acre”, apresenta as práticas inovadoras desenvolvidas pelo orientador na Escola Estadual Valéria Bispo Sabala, localizada no quilômetro 26 da Estrada do Pacífico, zona rural de Brasiléia, município a 232 km da capital.
A Escola Estadual Valéria Bispo Sabala, localizada no quilômetro 26 da Estrada do Pacífico, zona rural de Brasiléia
O CITE é um evento anual realizado pelo Senac Pernambuco que reúne especialistas em educação de todo o Brasil e do mundo para discutir os avanços na área. A edição de 2023 teve como tema “Partilhar Experiências, Conectar Futuros” e contou com a participação de mais de 500 pessoas.
O orientador relata em seu trabalho as dificuldades enfrentadas na excursão do curso Técnico em Administração oferecido pelo Senac Acre aos alunos do Novo Ensino Médio naquela escola, como a distância das casas dos alunos até a escola e a falta de acesso à internet. Para superar esses desafios, o orientador desenvolveu metodologias ativas e inovadoras, utilizando recursos como jogos, dinâmicas e atividades em grupo. O resultado foi uma melhora significativa no aprendizado dos alunos, que se mostraram mais motivados e engajados nas aulas. “A experiência está rendendo bons frutos e isso não poderia ficar apenas na escola, precisava ser compartilhado com os demais regionais”, afirmou Oliveira.
A expectativa de Natanael é que esse relato possa inspirar outros educadores a buscarem sempre novas formas de ensinar e aprender
Oliveira compartilhou a experiência para inspirar outros educadores a fazerem a diferença em escolas rurais, mostrando que é possível oferecer um ensino de qualidade mesmo em contextos adversos. “Espero que este relato possa inspirar outros educadores a buscarem sempre novas formas de ensinar e aprender, principalmente em áreas onde o acesso à educação de qualidade ainda é um desafio”, completou o orientador, expressando sua satisfação com o reconhecimento de seu trabalho. É gratificante saber que suas práticas estão fazendo a diferença na vida dos alunos.
O relato de experiência do orientador educacional Natanael e outras práticas inovadoras no ensino e aprendizagem estão reunidos no e-book do XIX CITE, disponível no link https://www.pe.senac.br/congresso/assets/doc/ebook-senac.pdf