Moradores da região do Alto Acre continuam a cair em golpes da compra de falsos produtos ofertados em perfis de redes sociais invadidos.
Como o golpe funciona:
1 – Hackeamento de contas: golpistas invadem contas de redes sociais como Facebook e Instagram e se passam pelos legítimos donos.
2 – Ofertas atraentes: utilizando a identidade hackeada oferecem produtos para venda a preços atraentes.
3 – Solicitação de pagamento: os golpistas pedem que o pagamento seja feito antecipadamente via transferência bancária ou pix.
4 – Desaparecimento: após receber o pagamento dos golpistas desaparecem deixando as vítimas sem o produto e com prejuízo financeiro.
5 – Oferta de multiplicação de dinheiro: a oferta começa dizendo que se você depositar uma certa quantia, logo ela triplicará em minutos.
Como previnir:
1 – Verificação de identidade: sempre confirme a identidade da pessoa que está oferecendo o produto especialmente se a oferta vier de uma rede social, ligue ou converse pessoalmente com pessoa.
2 – Desconfie de ofertas atraentes: desconfie de produtos oferecidos com preço muito abaixo do mercado.
3 – Evite sempre pagamentos antecipados: nunca realize pagamentos antecipados sem ter a certeza da legitimidade do vendedor e do produto.
4 – Segurança nas redes sociais: mantenha suas contas de redes sociais seguras com senhas fortes e verificação em duas etapas.
5 – Reporte atividades suspeitas: se você suspeitar de uma conta foi hackeada informe imediatamente a pessoa e as autoridades competentes.