R7 NOTÍCIAS
Presidente dos EUA tenta acabar com guerra entre Rússia e Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ligou para o líder russo Vladimir Putin para organizar uma reunião trilateral entre os dois e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Trump escreveu em uma publicação em seu perfil na sua rede social Truth Social que a ligação ocorreu logo após reunião com líderes europeus.
“Liguei para o Presidente Putin e comecei a combinar uma reunião, em local a ser definido, entre o Presidente Putin e o Presidente Zelenskyy. Após essa reunião, teremos uma reunião trilateral, que seria composta pelos dois Presidentes, além de mim”, disse o norte-americano.
A reunião de Trump foi realizada na Casa Branca, nos EUA, com líderes mundiais, como o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, além do presidente da Ucrânia.
Segundo o líder dos EUA, “todos estão muito felizes com a possibilidade de paz entre Rússia e Ucrânia”.
O encontro aconteceu dois dias após o republicano se encontrar com Putin, no Alasca para discutir sobre a guerra, mas os presidentes não chegaram a um acordo para o fim do conflito.