Em um marco para a política de inclusão local, Epitaciolândia sediou nesta quinta-feira (30) a Caravana do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, realizado em parceria com o município de Brasiléia, faz parte do Programa Mentes Azuis e tem como objetivo fortalecer a rede de apoio a indivíduos com TEA em todo o Acre.
A ação é focada na capacitação de profissionais e familiares, oferecendo conhecimentos fundamentais para aprimorar a intervenção e a compreensão do Transtorno do Espectro Autista. O conteúdo abordou princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e diversas técnicas de manejo, essenciais para promover a autonomia, a inclusão e a qualidade de vida das pessoas autistas.
Inclusão Baseada em Ciência e Experiência
A Caravana do TEA é parte de um esforço inédito do Programa Mentes Azuis, que está percorrendo os 22 municípios acreanos para ouvir ativamente as famílias atípicas e garantir a formulação de políticas públicas eficazes de acolhimento e suporte.
O encontro em Epitaciolândia foi prestigiado por diversas autoridades e apoiadores do programa:
- Moisés Diniz, Presidente da FAPAC (Fundação de Amparo à Pesquisa).
- Eunice Maia, Secretária Municipal de Educação, representando o Prefeito Sérgio Lopes.
- O Deputado Estadual Eduardo Veloso.
- Deda, esposo da Deputada Maria Antonia, ambos financiadores do programa.
Participaram também gestores, profissionais das áreas de educação e saúde, além das famílias atípicas, que tiveram um momento valioso de aprendizado e troca de experiências.
Com a realização da Caravana, a Prefeitura de Epitaciolândia reforça seu compromisso com a Educação Inclusiva e com a construção de uma sociedade mais empática, justa e acessível para todos os seus cidadãos.




















